Plast e Jet Ferramentaria

Webmail Palavra biblíca

Xingu

A missionária Odete é natural de Santa Catarina, é professora aposentada da disciplina de história, serviu ao senhor na 1ª IEQ de Joinville, onde continua como membro. Além de seu trabalho em escolas e colégios, também foi professora do ITQ em Joinville. Atualmente está como missionária entre os índios Parakanã, no estado do Pará.

 

As aldeias Xingu e Apyterewa, estão localizadas à margem direita do rio Xingu, no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará. A língua utilizada nessas aldeias é Parakanã da família Tupi-guarani e a alimentação é baseada em caça, pesca e farinha.

 

Odete trabalha com a tradução de histórias do Antigo Testamento, dos livros de Gênesis, Jonas e Rute, a publicação do hinário Parakanã, com hinos e corinhos traduzidos do português, atua no preparo de jovens indígenas para a tradução da Bíblia e também trabalha com aulas de violão, com auxílio do professor de música da IEQ de Joinville.

 

Curiosidade no campo

 

O povo Parakanã se autodenomina Awareté, que significa “gente de verdade”. A língua dos Parakanã pertence á família Tupi-Guarani. São tipicamente índios de terra firme, não canoeiros, e exímios caçadores de mamíferos terrestres. Praticam uma horticultura de coivara pouco diversificada, tendo como cultivo básico a mandioca amarga. Dividem-se em dois grandes blocos populacionais, Oriental e Ocidental, que se originaram de uma cisão ocorrida em finais do século XIX.

 

    Usuários Online
    Visitantescontador de visitantes